LABORATÓRIO DE FARMACOGENÔMICA E EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR (LAFEM)

O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da UESC foi um grande ganho durante a pandemia. Neste laboratório são realizadas pesquisas de diagnóstico de doenças emergentes e reemergentes que afetam humanos e animais. É coordenado pelo docente permanente do PPGCA, Profa. George Rego Albuquerque, que atraiu como pós-doutorandas duas egressas do doutorado PPGCA, assim como envolvimento de outros docentes como a professoras: Bianca Mendes Maciel e Renata Santiago Alberto Carlos.

Esse laboratório além de ter conseguido aquisição de um extrator automático de DNA, captou recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da FINEP em um projeto em rede de três universidades coordenado pela UFMG no valor total de R$ 32.500.000,00. O valor correspondente para a UESC foi da ordem de R$ 1.300.000,00. O LAFEM tornou-se o laboratório de referência no diagnóstico do SARS-CoV-2 por RT-PCR na região. Prestando serviço a cinco hospitais regionais, referência de internamento e UTI para COVID-19, além de atender as demandas das prefeituras de Floresta Azul, Buerarema, Arataca, Itapé, Itapitanga, Itajuípe, Camacan, Jussari e Pau-Brasil. O destaque se dá pela grande importância regional do mesmo, auxiliando a comunidade local e ao entorno da Universidade. Recursos disponíveis: Termocicladores, Fonte e cuba de eletroforese, duas capelas de fluxo unidirecional, dois freezers, duas geladeiras, banho maria, centrífuga, vórtex, dois computadores.

Instagram: @lafem_uesc