O Laboratório de Bioestatística e epidemiologia de doenças parasitárias (LABEP), coordenado pela Prof. Anaiá da Paixão Sevá, docente do PPGCA, conta com alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação (bolsistas de iniciação científica e de Projeto de Extensão).
Como foco principal há análises epidemiológica e espaço-temporal de zoonoses no Brasil e específicos para a Bahia, incluindo as doenças em animais e humanos, como leishmanioses, Doenças de Chagas, Febre Amarela e Toxoplasmose. Outra vertente de estudos inclui avaliação de eficácia de produtos preventivos para doenças em animais e análises estatísticas de estudos populacionais e experimentais.
Alguns estudos são teóricos, com uso de banco de dados, e outros com trabalho em campo com coleta de amostras biológicas e análises laboratoriais em parceria com o Laboratório de Sanidade Animal (LABSA-UESC).
No intuito de ampliar o foco de atuação e conhecimento, o LABEP realiza parcerias com Instituições Brasileiras e estrangeiras, públicas e privadas, com e sem financiamento externo,
Além disso, o Projeto de Extensão (financiado pela PROEX), inclui parceria com o Núcleo Regional de Saúde Sul da Bahia. O mesmo é focado em compartilhamento de conhecimento na área de análises de dados e espaciais, e avaliação da relação de desastres naturais com a ocorrência de agravos à saúde. Para tal realiza-se pesquisas teóricas, cursos de curta duração e Workshops.