Foram ministradas oficinas de ciências pela discente de doutorado Maria Aparecida da Ressurreição Brandão, como parte do projeto “Microbiologia e Segurança dos Alimentos: Conhecimento, atitudes e práticas no Ensino Básico”. As oficinas foram realizadas com alunos do Ensino Fundamental II (7º ano) do Colégio Municipal de Coaraci, com faixa etária entre 12 a 14 anos, no período de maio a novembro de 2018. Participaram da pesquisa 240 alunos, sendo seis salas compostas por 40 alunos cada. Foram realizadas seis oficinas, sobrevindo em duas aulas de Ciências com tempo de 50 minutos em cada turma envolvida no Projeto, durante meses de maio a novembro de 2018.

A primeira e segunda oficinas foram aplicadas no período de 14 a 25 de maio de 2018 dos turnos matutino e vespertino. No primeiro momento foi explicado o objetivo das oficinas e foi explanado sobre os patógenos que seriam pesquisados: Salmonella spp., Coliformes Totais e Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Foram exibidos dois vídeos, o primeiro continha o título: “A ameaça dos micróbios” e o segundo apresentava o título: “Xô micróbio”.
Estas oficinas apresentaram os seguintes temas com os respectivos objetivos, na ordem que seguem:

• 1ª oficina: “A relevância de lavar as mãos”. Conscientizar os estudantes de que a lavagem das mãos deve ser uma rotina, pois contribuem para a redução de micro-organismos e doenças.

• 2ª oficina: “Os micro-organismos estão presentes em todos os lugares”. Evidenciar a diversidade e a ubiquidade dos patógenos.
Nos dias 14, 16 e 17 de maio de 2018 os alunos coletaram amostras de vários lugares como: janelas, portas mochilas, cadernos, livros, bebedouro, celular, óculos e do corpo dos alunos (cabelo, pele, unha, pés e axilas) utilizando swabs estéreis. As amostras foram cultivadas em Ágar Nutriente e incubadas a 37º C/24 h para o crescimento dos micro-organismos (heterotróficos totais).
Após o período de incubação, foram isoladas colônias das amostras para preparação das lâminas e posteriormente foram observadas pelos alunos no microscópio óptico bactérias com formas esféricas, bastonetes e vibriões. Todos os alunos usaram EPI-Equipamento de Proteção Individual (touca, luva, máscara e jaleco) para evitar possível contaminação com os micro-organismos.
Ao término destas oficinas foram realizadas entrevistas com os discentes.
A terceira oficina foi realizada no dia 06 de agosto de 2018 apresentando o seguinte tema e objetivo:

• 3ª oficina: “Disposição dos alimentos na geladeira”. Compreender a importância dos alimentos quanto à leitura dos rótulos, disposição e condições de armazenamento destes na geladeira. Ao iniciar a oficina foi abordada uma reflexão sobre: O que é um alimento seguro? Para que servem os rótulos dos alimentos?
Após a exposição do conteúdo aplicou-se uma dinâmica de como organizar os alimentos na geladeira. Para isso foram confeccionados três desenhos em papel madeira de uma geladeira fictícia (com +/– 1,5 m de altura) e fixadas no quadro da sala. Em seguida, os alunos foram divididos em três grupos e receberam figuras de alimentos na tentativa de organizá-los de maneira correta dentro da geladeira fictícia.
Ao final da dinâmica foi corrigido juntamente com os estudantes os lugares corretos que deveriam ser colocados cada figura do alimento e exibidos vídeos com duração de 10 min cada sobre: “As cinco chaves para uma alimentação saudável” e “Como organizar uma geladeira”. Após a conclusão dessa etapa, houve uma avaliação escrita realizada pelos alunos.
No dia 24 e 27 de setembro de 2018 realizou-se a quarta oficina como o seguinte objetivo:

• 4ª oficina: “Isolamento de micro-organismos a partir de alimentos manuseados pelos alunos”. Compreender que os produtos alimentícios podem ser meios veiculadores de micro-organismos causadores de doenças.
Para tal, foram preparados pelos alunos iogurtes a partir de leite cru e leite previamente fervido, ambos manuseados de forma asséptica e de forma não asséptica, para a comparação do crescimento bacteriano durante as etapas de processamento de cada iogurte. As análises microbiológicas foram efetivadas utilizando kits para identificação rápida (Compact Dry®), para a identificação e contagem dos seguintes micro-organismos: Salmonella spp., Coliformes Totais e Escherichia coli e Staphylococcus aureus. As análises foram sucedidas também utilizando Ágar nutriente para a contagem de heterotróficos totais. Todas as placas foram incubadas a 37º C/24 h. Posteriormente realizou-se a contagem dos micro-organismos. Foram identificadas colônias de Salmonella spp., coliformes totais e Escherichia coli.
A quinta oficina foi realizada dia 25 de outubro de 2018 com aplicação de um jogo didático, adaptado pela pesquisadora, com o seguinte objetivo:

• 5ª oficina: “Tiro ao alvo com bolas na Segurança de Alimentos e Microbiologia”. Fixar o conteúdo abordado nas oficinas.
Os estudantes foram divididos em três grupos formando filas. Um aluno por vez de cada grupo ia arremessando a bola no alvo (Figura 1) e alcançavam uma pontuação, mas a equipe só pontuava se respondesse à questão corretamente que foi atribuída a cada equipe. Caso contrário, não pontuava. Todos os alunos participaram do jogo, pois se sentiram motivados pela brincadeira. E, desta forma, todos os alunos foram avaliados. Todas as questões proferidas foram de acordo com os assuntos trabalhados nas oficinas executadas anteriormente. A equipe vencedora foi a que obteve a maior pontuação.

Figura 1: Imagem do jogo didático “Tiro ao alvo com bolas na Segurança de Alimentos e Microbiologia.

A última oficina foi realizada com uma palestra sobre toxoplasmose com o seguinte objetivo:

• 6ª oficina: “Toxoplasmose: o que é?”. Conhecer a transmissão, patogenicidade e profilaxia dessa doença.
A palestrante, além de explanar sobre o tema, exibiu um vídeo animado no tempo de 10 minutos sobre a transmissão desse protozoário.