1º Curso sobre produção de silagem

O curso foi coordenado pelos Professores José Augusto Gomes Azevêdo e Lígia Lins Souza. A comissão organizadora foi formada por discentes do programa de pós-graduação em Ciência Animal e alunos da iniciação científica. O curso teve a carga horária de 20 h e foi realizado entre os dias 01/08 a 03/08/2019.

Os temas abordados foram: Escolha da forrageira e das sementes – Palestrante: Barbara Bianca Porto de Avelar Dias, mestranda do PPGCA; Escolha do local e qualidade do solo para o plantio de forrageiras para ensilar – Palestrante: Camile Carvalho Pacheco, doutoranda do PPGCA; Mecanização na produção de silagem – Palestrante: Ivanildo dos Anjos Santos, doutorando do PPGCA; Técnicas de armazenamento e etapas da ensilagem – Palestrante: Gilmara Santos Guimarães, doutoranda do PPGCA; Processos fermentativos e qualidade da silagem – Palestrante: Rosângela Claurenia da Silva Ramos, doutoranda do PPGZ da UESB; Avaliação prática da qualidade das silagens e determinação da matéria seca – Palestrante: José Augusto Gomes Azevedo, professor do PPGCA. No último dia, foi realizado Dia de campo onde foi abordado temas como: Avaliação da área plantada; Dimensionamento da área plantada; estimativa de produção por área; Realização prática de colheita, compactação e ensilagem; Coleta de amostras para análise laboratorial. Houve a capacitação de 18 participantes, a maioria discentes dos cursos de agronomia e medicina veterinária da UESC. Desta forma, este evento proporcionou complementação da formação dos acadêmicos, colocando em prática a teoria aprendida em sala de aula e/ou dos resultados de pesquisas e faz com que os participantes se sentissem mais seguros para realizar as atividades práticas e atuar na sua área de formação.